REGISTRO H005: TOTAIS DO INVENTÁRIO


Este registro deve ser apresentado para discriminar os valores totais dos itens/produtos do inventário realizado em 31 de dezembro de cada exercício, ou nas demais datas estabelecidas pela legislação fiscal ou comercial. . O inventário deverá ser sempre apresentado no arquivo da EFD do segundo mês subseqüênte ao evento. Ex. inventário realizado em 31/12/08 deve- rá ser apresentado na EFD referente ao mês de fevereiro de 2009.


Campo Descrição Tipo Tam Dec Preenchimento Validação Observações NEW
01 REG Texto fixo contendo “H005” C 004 -


02 DT_INV Data do inventário N 008* - informar a data do inventário no formato “ddmmaaaa”, sem separadores de formatação. o valor informado no campo deve ser menor ou igual ao valor no campo DT_FIN do registro 0000.
03 VL_INV Valor total do estoque N - 02
deve ser igual à soma do campo VL_ITEM do registro H010. Se não houver registro H010, o valor neste campo deve ser “0” (zero).
04 MOT_INV Informe o motivo do Inventário: 01 – No final no período; 02 – Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS); 03 – Na solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações; 04 – Na alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte; 05 – Por determinação dos fiscos. C 002* - Informe o motivo do Inventário: 01 - No final no período - quando se tratar do estoque final mensal ou outra periodicidade. Deverá ser informado pela empresa que está obrigada a inventário periódico ou que espontaneamente queira apresentálo; 02 – Na mudança de forma de tributação da mercadoria - quando, por exigência da legislação ou por regime especial, houver alteração da forma de tributação da mercadoria. Neste caso, se a legislação determinar, o inventário pode ser parcial. Exemplo: mercadoria no sistema de tributação por conta corrente fiscal (crédito e débito) e a legislação passa a cobrar o ICMS por substituição tributária; 03 - Na solicitação de baixa cadastral – por ocasião da solicitação de baixa; 04 - Na alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte – quando o contribuinte muda de condição, alterando o regime de pagamento. Exemplo: Mudança da condição “Normal” por inclusão no “Simples Nacional” ou inclusão em “Regime Especial”; 05 - Por solicitação da fiscalização - quando se tratar de solicitação especifica da fiscalização.


QR Code
QR Code documentacao:sped:blocoh:registroh005 (generated for current page)